Quem busca suplementos para ganhar massa muscular encontra na albumina uma das melhores alternativas. Rica fonte de proteína, ela tem destaque especialmente entre quem aposta em um estilo de vida mais saudável combinado a exercícios físicos regulares.
A albumina está presente na dieta daqueles que buscam crescimento muscular. Isso faz dela um nome conhecido nas academias e pelos profissionais do ramo. Sua origem é a clara do ovo, matéria-prima para a produção da albumina, que contém um alto valor biológico e garante vários benefícios para o corpo.
Um dos principais fatores que também faz a fama e popularidade da albumina é justamente seu custo-benefício.
Os gastos são relativamente baixos especialmente ao comparar com o custo de outros produtos fontes de proteínas, como por exemplo o Whey. É por isso que também se tornou um dos suplementos mais populares entre os praticantes de musculação e tem ganhado ainda mais destaque com o crescente número de pessoas que busca incluir essa forma de atividade física no dia a dia.
Após a ingestão da albumina ela será quebrada em aminoácidos, sendo então absorvidos através da circulação sanguínea, estes nutrientes possuem várias funções e dentre elas está a construção muscular. Dessa forma, o consumo do suplemento de albumina pode contribuir com o fornecimento de nutrientes essenciais ao nosso organismo.
Tanto whey quanto albumina fornecem proteínas, estas serão digeridas e oferecerão a mesma família de nutrientes (aminoácidos). A diferença é que a albumina possui lenta digestão, já o whey possui rápida digestão. Alimentos e/ou suplementos de rápida digestão poderão compor refeições pré e/ou pós-treino devido ao possível aumento nas necessidades de nutrientes, enquanto aqueles alimentos e suplementos com lenta digestão farão parte de refeições ao longo do dia, exemplo: café da manhã, lanche da manhã e lanche da tarde.
De uma forma muito subjetiva, podemos dizer que a albumina seria melhor indicada para refeições aleatórias ao longo do dia; já o whey protein, é melhor indicado para a refeição pós-treino.
Durante o dia todo nosso organismo precisa de proteínas, por este motivo é indicado consumir várias porções de proteína ao longo do dia, a depender de cada caso e cada objetivo. Mas o fato é que essa demanda, na frequência de ingestão das proteínas, acontece porque as células do nosso corpo, que estão em constante renovação no nosso organismo, usa os aminoácidos proveniente dos alimentos e suplementos fontes de proteínas para reparar e construir proteínas. Você pode usar uma porção de albumina a qualquer hora do dia, especialmente nos momentos em que sua refeição não possuir alimentos proteicos suficientes.
Segundo o ACSM (American College of Sports Medicine) - maior entidade em ciência esportiva do mundo - as proteínas devem ser consumidas de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Aspectos como rotina de vida, rotina de treino, características metabólicas, individualidade bioquímica, composição corporal e objetivo pretendido, podem alterar a quantidade indicada de proteína na sua dieta.
De uma forma geral, para quem busca hipertrofia, é possível dizer que são necessários entre 1,2g a 2g de proteínas por kg de peso ao dia. Ou seja, um indivíduo de 80kg necessitará de 96g a 160g diariamente. Já na situação onde é executada dieta para redução de peso a oferta de proteínas deve ser maior - genericamente, sugere-se 2,2 a 3g/kg/dia.
Da mesma maneira, não existem combinações prontas entre a albumina e outros suplementos. O suporte varia de acordo com as necessidades e os objetivos de cada atleta, sempre com auxílio profissional.
Mesmo com uma dieta rica e balanceada, muitas vezes é difícil consumir a quantidade de proteínas adequada. Neste contexto, a albumina significa uma forma muito prática de conseguir esse nutriente tão importante.
Uma colher de sopa de albumina (14g) equivale a 3 unidades de clara de ovo, com 10,7g de proteínas. É uma forma muito prática de conseguir proteínas de tão elevado valor biológico.
O sódio é um nutriente necessário ao organismo e possui inúmeras funções importantíssimas. A quantidade de sódio na albumina é considerável, porém, não é preciso se preocupar se acaso o restante da dieta estiver bem controlado.