O whey protein é um suplemento fabricado a partir do soro do leite (em inglês, whey ), um subproduto resultante da fabricação de queijos por coagulação da caseína. Possui alto valor nutricional devido à presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais.
Essas proteínas são obtidas por meio de processos industriais de pasteurização, filtração e microfiltração do soro. A quantidade de filtrações e o tamanho dos filtros utilizados estabelecem o tipo e a qualidade do produto obtido -- isolado, concentrado ou hidrolisado. A apresentação final do whey protein é a de um pó parecido com o leite em pó.
O whey protein é um suplemento muito conhecido entre atletas e praticantes de atividades físicas especialmente, musculação. Fabricado a partir do soro do leite, ele é um subproduto resultante da fabricação de queijos por coagulação da caseína. Ele se destaca pelo alto valor nutricional relacionado à presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais.
O alto teor de proteínas faz com que o whey protein seja um produto capaz de oferecer uma dose extra de proteínas para o corpo, complementando a dieta de atletas e oferecendo uma série de benefícios, como estímulo à recuperação muscular, desenvolvimento dos músculos no pré-treino e hipertrofia.
Além disso, o whey protein também oferece efeitos positivos para a saúde, atuando no fortalecimento do sistema imunológico, no aumento da disposição e na prevenção de algumas doenças.
O whey protein é uma proteína de rápida absorção. Por isso, o recomendado pelos especialistas na área de nutrição é que o whey protein seja consumido logo após o treino. Isso porque é nesse momento que o nosso corpo mais precisa dos nutrientes oferecidos pelo whey.
Antes de incluir a ingestão de whey na sua dieta, é importante consultar um nutricionista.
Este profissional poderá orientar em relação à quantidade e melhor composição de uma estratégia de ingestão da proteína. Além disso, seu consumo deve ser combinado com uma dieta saudável e diversificada.
O seu nutricionista também tem condições de orientar em relação à versão de whey que será incluída na sua dieta, já que atualmente existem três versões do produto: whey concentrado, isolado e hidrolisado.
O whey concentrado apresenta concentração de 80% de proteínas e 20% de carboidratos e gorduras, sendo recomendado para quem quer aumentar a massa magra. O whey protein isolado apresenta uma composição de 90% de proteínas; por isso, geralmente, é destinado a quem busca hipertrofia. Já o whey protein hidrolisado é uma modalidade especial do produto, recomendada especialmente para quem busca rápida absorção e tem alergia ou intolerância à lactose ou à proteína do leite.
Na hora de consumir o whey protein, você pode realizar uma série de combinações com outras bebidas. Ao ingerir o suplemento com leite, por exemplo, você garante uma quantidade ainda maior de proteínas. Já ao misturar o whey com a água o processo de absorção das propriedades do suplemento é acelerado.
Entretanto, neste contexto, é importante destacar que o shake com whey não substitui uma refeição completa. Mesmo se o objetivo for emagrecer, invista sempre em uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.
Além dessas sugestões de consumo, ele pode ser incluído em receitas de panquecas, pães e bolos. Entretanto, em razão da necessidade de consumo imediato após a prática de atividades físicas, por conta da praticidade, a sua forma de consumo mais comum é por meio de shakes.
As quantidades demandadas por cada pessoa variam, por isso é importante consultar um nutricionista antes de iniciar o consumo do suplemento. O profissional poderá indicar a dosagem necessária para atender às suas demandas nutricionais. No entanto, de modo generalizado, pode-se considerar de 20 g a 40 g de whey protein por dia.
O whey protein é muito conhecido como alternativa eficaz em estratégias de ganho de massa magra e hipertrofia. Isso porque, quando combinado com uma rotina de atividades físicas, ele colabora para o ganho de massa magra. Se você está em busca de resultados nesse sentido, o whey pode ser um grande aliado.
Além disso, ele auxilia na redução da gordura corporal, no fortalecimento do sistema imunológico e da recuperação muscular, na melhora do sistema cardiovascular, na prevenção de perda muscular e óssea, na promoção da disposição e do bem-estar, reduzindo o estresse, além de prolongar o efeito de saciedade.
Se você está em busca de qualquer um desses efeitos, o whey protein pode ser uma ótima alternativa. Entretanto, aqui, vale destacar que o suporte de um profissional é imprescindível, já que o consumo de suplementos não pode ser feito sem orientação e acompanhamento.
A perda de peso é um assunto que gera muitas dúvidas e polêmicas. Antes de pensar em perder peso, você deve ter em mente que a redução do peso corporal está associada à ingestão de uma quantidade de calorias inferior ao gasto do seu corpo.
Por isso, para emagrecer, é indispensável ter uma dieta estruturada, alinhada às suas necessidades e associada à prática de atividades físicas.
O uso de suplementos como o whey protein pode ajudar indiretamente nos resultados do seu emagrecimento. Entretanto, ele não deve ser usado como substituto alimentar ou de refeições.
Ele é um suplemento muito conhecido como alternativa para quem busca ganho de massa magra, o que, em alguns casos, pode estar associado ao ganho de peso, e não à perda de peso. Entretanto, aqui, vale destacar que o peso não está relacionado apenas à perda de gordura. Tudo vai depender de cada estratégia e o objetivo que o paciente deseja alcançar.
O whey protein é muito conhecido como alternativa eficaz em estratégias de ganho de massa magra e hipertrofia. Isso porque, quando combinado com uma rotina de atividades físicas, ele colabora para o ganho de massa magra. Se você está em busca de resultados nesse sentido, o whey pode ser um grande aliado.
Além disso, ele auxilia na redução da gordura corporal, fortalecimento do sistema imunológico, da recuperação muscular, melhora do sistema cardiovascular, prevenção de perda muscular e óssea, promoção da disposição e do bem-estar, reduzindo o estresse, além de prolongar o efeito de saciedade.
Se você está em busca de qualquer um desses efeitos, o whey protein pode ser uma ótima alternativa. Entretanto, aqui, vale destacar que o suporte de um profissional é imprescindível, já que o consumo de suplementos não pode ser feito sem orientação e acompanhamento.
Você pode fazer diferentes combinações usando o whey protein. A forma mais tradicional de consumo é como shake. É possível misturar o whey com água ou leite. Ao misturar com o leite, a quantidade de proteínas ingeridas será ainda maior. Por outro lado, se você misturar com água, o processo de absorção será mais rápido.
Além da suplementação de whey protein, você pode compor diferentes estratégias de suplementos com outras vitaminas, como vitamina C, suplementos de vitamina D, vitamina E, complexo B (vitamina B), vitamina B12 e zinco . Converse com seu nutricionista para que ele elabore um plano alimentar e de suplementação direcionado às suas necessidades e objetivos pessoais.